O plugin do mailpoet permite criar diversas estratégias de segmentação de público, muito úteis para promoções e cupons de desconto.
Para quem quer falar diretamente com o seu público o email marketing é uma ótima ferramenta, podendo ser usado após uma compra ou para convidar as pessoas a retornar à sua loja online.
O mailpoet tem a opção para criar formulários e receber o cadastro em uma lista para receberem novas notícias. Esses formulários são importantes ferramentas para já segmentar o seu público, como uma lista de pessoas interessadas no lançamento de um produto ou que gostariam de receber cupom de desconto na black friday.
Formulários de assinatura
Os formulários de inscrição fazem parte da estratégia de marketing por email. Eles fazem o trabalho de oferecer uma recompensa aos visitantes, um trabalho difícil e permanente para aumentar suas listas, enquanto você se concentra em fornecer conteúdo que envolve o público. Crie facilmente formulários de inscrição personalizados em WordPress que podem ser usados de diversas maneiras diferentes, com MailPoet.
Chame a atenção dos visitantes da sua loja com diferentes tipos de formulários. Pode ser um pop-up, uma barra fixa, ou adicionado um widget, você também pode adicionar facilmente um formulário a qualquer página do seu site usando PHP, iFrame ou o próprio bloco Gutenberg.
Assinantes
Os assinantes são resultados de novos usuários cadastrados, novos clientes ou são criadas por meio de formulários de assinatura. Digamos que algumas pessoas que compraram roupas azuis da última coleção também compraram roupas pretas, que tal criar uma lista para falar diretamente com esse público e informar que as roupas pretas estão acabando!
Os assinantes são as pessoas que estão na base de usuários e por motivos específicos irão receber mensagem, promoção, cupom e o que você quiser informar.
Listas
As listas podem ser usadas para separar o público por perfis, por exemplo todos os usuários do seu site. Digamos que será implementada um novo termo de serviço e você precisa legalmente avisá-los antes de iniciar o prazo de vigência, então você pode enviar mensagem para a lista toda.
Também é possível criar uma lista para receber todos os clientes da sua loja, sempre que alguém fizer a primeira compra já é cadastrada automaticamente. Isso facilita informar novos produtos disponíveis a venda ou até mesmo que alguns entrarão em promoção.
Além das opções acima também é possível criar listas para casos de clientes que a compra foi malsucedida, não retornam a loja por um período, receberam o produto e não fez avaliação. Esses e outros casos, não são automáticos e na maioria dos casos em algumas horas se organiza a lista e envia mensagem diretamente a eles. Super fácil!
Segmentos
Os segmentos são filtros dinâmicos aplicados aos assinantes com base em critérios ou comportamentos específicos. Eles podem ser combinados ou somados.
Use as informações do seu público um grupo específico de pessoas com suas campanhas de e-mail. Ao segmentar seus e-mails você pode criar conteúdo personalizado com maior probabilidade de repercutir em todo o seu público.
Um segmento é um filtro dinâmico e de atualização automática aplicado aos assinantes em todas as listas ou dentro de uma lista específica, com base nas ações do assinante, campos personalizados ou outros critérios (como aberturas de e-mail, cliques, tags de assinante ou WooCommerce).
Os emails são a forma de customizar uma mensagem com base em um template, escolher listas e fazer o envio para todos. Parece ser mais simples, mas o potencial é o mesmo só que configurado manualmente a cada novo envio.
Referência:
https://www.mailpoet.com/wordpress-signup-form/
https://wordpress.com/pt-br/plugins/mailpoet
https://kb.mailpoet.com/article/237-guide-to-subscriber-segmentation?utm_source=plugin&utm_medium=segments&utm_campaign=helpdocs