Envio de email marketing – loja virtual

Newsletters, Email Marketing, and Automação

Ter uma loja virtual é em alguns casos uma ótima solução, mas no processo de compra de um cliente como entrar em contato para tirar uma dúvida online?

Esta é uma dúvida comum e as formas mais conhecidas são por telefone ou email, embora existam as redes sociais elas não costumam ser a melhor forma de guardar o contato de uma pessoa, mas são úteis também. Estamos falando aqui de como estabelecer um canal de comunicação direto entre a loja e o cliente, sem precisar passar por intermediadores.

Neste caso o serviço Mailpoet cumpre bem essa função para o uso de email, que geralmente é usado como automação para mala direta. Usar mala direta em 2023 parece um pouco inadequado, mas não é. Sempre que compramos de uma empresa de forma online estamos também realizando o cadastro em uma lista de email (newsletter), por meio do qual a empresa poderá entrar em contato conosco diretamente por email ou telefone (o que fornecermos).

Mailpoet

O MailPoet pode ser usado para criar, enviar, gerenciar e aumentar suas campanhas de email marketing – tudo sem sair do painel do WordPress. O MailPoet não é uma plataforma de marketing por e-mail completa, como algumas das ferramentas mais populares do mercado atualmente. Em vez disso, é uma maneira simples de criar marketing por e-mail em seu ambiente de site on-line existente.

O importante aqui é que você não precisará sair da sua loja para configurar o envio ou regular uma quantidade por hora/dia ou coisa do tipo. O melhor é que ele trabalha muito bem com o Woocommerce.

O criador de newsletters dele se integra perfeitamente ao WordPress para que qualquer proprietário de site possa criar belos e-mails do zero ou usando modelos responsivos que são exibidos perfeitamente em todos os dispositivos. Incrível neh!

Como funciona?

Com base nos usuários cadastrados na loja e nos futuros que serão cadastrados, você poderá enviar mensagens diretamente a eles. Uma boa maneira de uso é criando mensagens para algumas situações, como: novo usuário cadastrado, primeira compra, carrinho abandonado, produto específico, último post, categoria de produto e outros.

Algo que precisa ser falado também é que após enviar mensagens para um grupo de usuários ou um em específico, após 24 horas ele avisa no seu email uma estatística de se foi aberto, clicado, etc. Isso é um bom adianto para entender o comportamento das pessoas com a sua loja.

Destaques

O envio de mensagem para o novo usuário é muito importante, mostra que você percebeu que ele chegou e com base nisto informar a ele periodicamente as últimas postagens ou produtos ajuda a manter a coesão entre vocês.

O mais procurado é para carrinhos abandonados, isto por todos que tem loja virtual. Este é um dilema bastante comum e devemos lembrar que para o envio de email é preciso ter o email antes, por isto se o usuário não estiver cadastrado ou não tivermos o email dele não dá para “incomodar” quem iniciou a compra.

Por fim precisamos dar destaque a variedade de templates pré-prontos disponíveis que você encontrará, facilita muito e encoraja a criar algo personalizado.

Referência(s):
https://br.wordpress.org/plugins/mailpoet/
https://ecommerce-platforms.com/pt/email-marketing/mailpoet-review