TXConsult TI - Agência de serviços web
Criamos e desenvolemos sites com wordpress. Mais que isso, criamos e mantemos um projeto web com recursos de design, conteúdo e marca.
Os serviços são voltados a qualquer pessoa quequeira ter um site ou uma loja virtual.
Os desafios para manter um projeto web são inúmeros, mas podem ser vencidos com ideias e soluções testadas. Entregamos em funcionamento, acompanhamos e estaremos com você.
Evento para empreendedores, profissionais, consultores e desenvolvedores na plataforma wordpress.
Como toda atividade digital a criação de themes wordpress está se tornando importante, tirando os olhos de grande criadores e atacando somente o problema do projeto em questão.
Não é só questão de mercado, pode ser uma oportunidade de inovação para o seu site.
A criação de themes wordpress é o sonho de muitos mantenedores de sites, pois se sentem reféns de fornecedores que cobram valores que podem variar de R$ 200,00 a R$ 1.000,00 para a licença paga.
Este fato apresentado é algo que desanima alguns empresários a ter o seu site neste CMS, mas é uma prática comum em se tratando de software. Até o sistema operacional mais utilizado, o windows é pago. A solução para este caso será utilizar uma versão gratuita do mesmo tema, com as limitações oferecidas e instalar plugins, aumentando o poder do seu site.
Como nem tudo são flores, os plugins quando são instalados são ótimos aliados, mas eles também funcionam sobre a mesma lógica. Podem ser gratuitos ou pagos, voltando ao caso anterior.
Uma saída pode ser criar o próprio tema para o seu site, uma vez que os serviços que os plugins executam podem ser colocados dentro do seu tema. Sendo assim como criar e manter esta atividade, visto que resolve a questão por não ser pago?
A resposta é desenvovendo o código fonte do themes por conta própria.
Veja como usar um themes e como criar também.
Continue a leitura.
Ao criar o próprio themes é possível estabelecer quais recursos estarão disponíveis, as funções do core do wordpress a serem acessadas e comandar os tipos de posts (objeto de alienação por plugins pagos).
Em resumo primeiro devemos conhecer previamente o core do CMS, como são criados os usuários, os posts e páginas. Os usuários podem ser cadastrados por meio do formulário exposto na tela de login, isto quando está permitido o cadastramento externo de usuário. a ação sempre é permitida por meio do painel de administração.
A criação de posts e páginas sempre é permitida pelo painel de administração e raras vezes algum plugin serviço de terceiro pode fazer esta função, mas por meio de uma api e devidamente configurada.
Outra ação que themes vendidos trazem é que a incorporação de licenças de plugins que são vendidas para um conjunto de sites. Em resumo é um serviço oferecido pelo criar do lugin, que por meio de uma licença para um número definido de sites (10 por exemplo), uma pessoa cria o themes e na instalação já faz juntamente a instalação e habilitação da licença individual do plugins.
Em resumo as duas partes ganham, quem compra o themes porque não pagará a licença individual dos plugins e o desenvolvedor que revendeu a licença, lucrando em cima disto. Não há mal em fazer isto.
Os benefícios em saber o que está por trás destes themes é que podemos planejar o uso do que é gratuito, até que atinja o máximo desempenho e reallmente precise ser pago. Está em organizar o nosso projeto para obter sempre o melhor desempenho com o menor custo.
Continue a leitura.
Para muitas pessoas o assunto de themes é algo difícil de ser entendido. Pense no visual que o usuário vê quando acessa um site, está parte é chamada de front-end e o painel administrativo é chamado de back-end.
Na prática em um site, temos os dois ao mesmo tempo, pois precisamos criar o conteúdo e ao mesmo tempo permitir que ele seja visualizado. Para o conjunto de front-end e back-end, no mundo do wordpress chamamos de tema ou template.
O theme child nada mais é que a criação de uma pasta no servidor onde o site está rodando (hospedado) e fazer uma cópia dos arquivos do tema original. Esta ação é denominada de criar um theme child (tema filho) e por disto podemos customizar por meio de código fonte tudo o que queremos do tema original. Mas porque fazer isto?
A resposta é para poder atualizar o original e manter as alterações realizadas no child, uma vez que os arquivos na atualização de versão realizada pelo wordpress, apaga os arquivos antigos e trás novos. Se estivermos usando um theme child, o wordpress fará o seu trabalho e não mexerá nas otimizações realizadas em nosso site, a nível de código fonte.
Genial.
Continue a leitura.
Um outro assunto relacionado aos themes é como criar novos tipos de posts ou visualização de posts, sem criar um tema child (filho)? Podemos usar o que é chamado de página modelo ou modelo de página.
O modelo de página é uma cópia feita do arquivo usado pelo themes wordpress para designar onde é carregado e apresentado o post para os visitantes do seu site. Lembre-se de que fazer esta ação com um tema sem o seu tema filho, pode causar perdas quando for atualizada a versão do seu projeto.
Também há a possibilidade de criar post type ou tipos de posts personalizados. Para casos em que é necessário uma categorização de posts, quando se torna algo muito específicos como uma vídeo locadora com filmes de gêneros diferentes, o post type é a melhor saída.
O post type é a última grande descoberta de plugins, que fazem isto sem a necessidade código fonte e cobram para isto. O mais falado em 2023 tem sido o JetEngine, que por meio do recurso de tipos de posts permite criar outros tipos de posts e também a visualização, cumprindo o papel front-end e back-end.